Origem da palavra Cerveja

CervejaA palavra CERVEJA origina-se do latim cervesia, que é uma referência específica para bebidas fermentadas, a qual os gauleses chamavam de cerevisia. Há relatos de que a palavra cerevisia faz referência a Ceres, deusa romana das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal. Também é atribuída a Ceres a palavra cerealis da qual se origina a palavra cereal. Dessa origem gaulesa, derivou-se a palavra cervoise que foi a forma como a bebida passou a ser chamada durante muito tempo no idioma francês. Tempos depois, as primeiras referências em espanhol surgiram. Primeiramente como cervesa e depois como a atual cerveza.

Em outros países europeus foi utilizada uma derivação de outra palavra para se referir à cerveja. A palavra latina bibere, que quer dizer beber, passou por variações semânticas e adotou formas específicas. Para os franceses passou a ser bière, para os italianos birra, para os alemães bier e para os ingleses beer.

Seja qual for a maneira como a cerveja é chamada em cada país, uma coisa é certa: trata-se de um líquido inconfundível, apaixonante e que é capaz de transcender barreiras e unir pessoas independentemente de diferenças ideológicas, políticas, religiosas etc.

Cheers!

Fontes:

www.elcastellano.org

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerveja#Etimologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s